Joinville entre as 25 cidades brasileiras com maior PIB e com avanços em desenvolvimento

  • SECOM PMJ -

Para Joinville, o ano de 2022 termina coroado por importantes reconhecimentos que ilustram o comprometimento do município com a excelência em desenvolvimento, inovação e, sobretudo, com a qualidade de vida da população.

Em caráter inédito, Joinville entrou para o ranking das cidades mais ricas do país, ocupando a 25a posição entre os municípios com maior participação no Produto Interno Bruto Nacional (PIB), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram apresentados neste mês.

De acordo com o levantamento, o PIB de Joinville foi de R$ 36,4 bilhões, o que representa aumento de 5% em relação aos números de 2019.

Com o resultado, além de ser o único município catarinense no ranking dos 25 maiores PIBs nacionais, Joinville se mantém como a terceira maior economia do Sul do país, e ocupa a posição de liderança em Santa Catarina.

Para o secretário de Desenvolvimento e Inovação de Joinville, Fernando Bade, a progressão é resultado do crescimento orgânico contínuo que a cidade vivencia há vários anos.

Ele explica que o surgimento de novas empresas, motivado por demandas de outras já existentes, alimenta um ecossistema empresarial que impulsiona o desenvolvimento econômico da cidade. Além disso, essa engrenagem ajuda o processo de distribuição de renda que vem aumentando gradativamente e fomentando a produtividade.

“Estar entre os 25 maiores PIBs do Brasil é muito importante, haja vista a grande quantidade de municípios existentes no país, além do fato de Joinville não ser capital e concorrer com outras grandes cidades”, pontua Bade.

Joinville: a “Melhor Cidade do Brasil”

Também neste ano, um dos mais importantes reconhecimentos conquistados por Joinville, foi ter sido eleita a “Melhor Cidade do Brasil”, de acordo com a pesquisa realizada pela Editora Três e Austin Rating, instituição especializada em classificar riscos de crédito.

“Foi um ano de muito trabalho, no qual tivemos a essencial dedicação, o engajamento e a parceria de toda a nossa equipe, formada por um time qualificado e sempre pronto para agir. Em todas as áreas do governo municipal, fizemos importantes avanços e, como resultado, temos orgulho de viver em uma cidade cada vez melhor”, comemora o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

Além de ocupar o topo do ranking entre as cidades de grande porte, Joinville também foi a primeira colocada geral na pesquisa que considerou 5.565 municípios brasileiros, nas categorias Geral, Grande Porte, Médio Porte e Pequeno Porte.

O olhar voltado para as pessoas e a cultura; a vocação empreendedora do município, com destaque para os projetos O Farol e Espaço do Empreendedor; a gestão da pandemia com a criação do Gabinete de Crise e dos Comitês Estratégicos, bem como a implantação da Central de Imunização e do sistema de agendamento online; foram algumas das iniciativas que contribuíram para o reconhecimento nacional.

Inovação tecnológica

No mesmo ritmo em que cresce economicamente, Joinville investe em inovação e se prepara tecnologicamente para acompanhar o desenvolvimento de setores como indústria e serviços.

Recentemente, Joinville ficou entre as dez cidades brasileiras mais bem preparadas para receber a tecnologia 5G. O ranking “Cidades Amigas do 5G” foi realizado pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicações e de conectividade, e foi divulgado pelo Governo Federal.

Para chegar ao ranking, os pesquisadores levaram em conta critérios como autorização para instalação em até 60 dias, prazo de validade da licença não inferior a dez anos, solicitações que podem ser feitas em um único órgão na Prefeitura, processos e documentação claramente definidos, além de valores das taxas de licenciamento razoáveis. Com a sanção da Lei Complementar 600, Joinville está pronta para receber investimentos em tecnologia 5G.

Educação premiada

Joinville foi uma das cidades que recebeu o título de Prefeito Inovador 2022. A seleção levou em consideração fatores como a utilização da tecnologia na gestão pública com o intuito de melhorar a prestação de serviços e a qualidade de vida do morador, bem como seu impacto no desenvolvimento socioeconômico.

O projeto que levou Joinville a receber o título foi o lançamento do Programa Somos Digitais, que marcou o ápice das ações realizadas pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, para equipar as escolas, os professores e os alunos com a visão, os recursos e as habilidades que são necessários para o uso efetivo da tecnologia na Educação.

Incentivo à economia

Como um dos agentes responsáveis pelo crescimento do PIB de Joinville, o microempreendedor também tem espaço e apoio garantidos pelo município. No início deste mês, o Espaço do Empreendedor foi premiado com o troféu Selo de Referência em Atendimento Sebrae Nacional, na categoria Bronze, tendo atingido 85 de 100 pontos na avaliação do Sebrae.

De acordo com o secretário Fernando Bade, a logística, eixo que compõe o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM), é um dos serviços considerados exponenciais e que deve contribuir para o crescimento contínuo do PIB de Joinville.

“Estamos acirrando a concorrência já que Joinville tem mais áreas que poderão manter o nosso crescimento orgânico nos próximos anos”, prevê Bade.​

Brasil tem mais de 3,62 milhões de empresas abertas em 2022 Anterior

Brasil tem mais de 3,62 milhões de empresas abertas em 2022

Após três anos sem reajuste, tarifa de ônibus é corrigida abaixo da inflação do período Próximo

Após três anos sem reajuste, tarifa de ônibus é corrigida abaixo da inflação do período

Deixe seu comentário